sábado, 14 de agosto de 2010

Fisiologia Celular

Célula Animal
         No estudo da fisiologia das células, teremos como base as células cardíacas, as hepáticas (fígado), as células dos neurônios e do baço.
         A célula é a menor unidade estrutural de todos os organismos vivos. No interior de cada célula existem estruturas encarregadas de garantir sua respiração, nutrição, movimento e, se necessário, sua divisão. Ela pode ser comparada, de maneira bem simples, com uma fábrica. Através das portas da fábrica chega o material que será usado para a fabricação de seus produtos, esse processo requer o emprego de energia e funcionários devidamente preparados para sua função específica.
     De maneira semelhante encontraremos a vida celular. Delimitada por uma membrana (membrana plasmática), responsável por separar o conteúdo interno da célula do meio externo, encontraremos os organóides (espécie de funcionários com atividades específicas), e o núcleo, que funciona como o corpo administrativo mantendo o bom funcionamento da célula e administrando o contato com o meio exterior. 
    A membrana plasmática é uma estrutura celular de grande importância. Ela é responsável não apenas por determinar os limites de uma célula, mas também, porque regula a entrada e saída de substâncias da mesma. É constituída de moléculas de proteína e lipídios, segundo o Modelo do Mosaico Fluido de Singer e Nicholson. É responsável pelos processos de transporte de substâncias. Esse controle só é possível, pois a membrana plasmática possui uma característica denominada permeabilidade seletiva. Ver imagem abaixo.



Na imagem observamos a dupla camada lipídica com moléculas de proteína anexas, destas expande-se estruturas que lembram uma "árvore", na verdade trata-se de uma estrutura envolvida em processos de reconhecimento de estruturas estranhas, denominado glicocálix.
      Numa célula animal encontramos vários tipos de organelas (estruturas com características e funções específicas). Veja abaixo as funções de cada organela:


ORGANELA/FUNÇÃO PRINCIPAL

Ribossomo: É o responsável pela síntese de proteínas.
Mitocôndria: Responsável pela respiração celular.
Complexo Golginiense: Armazena e secreta substâncias diversas.
Centríolo: Atua na divisão celular.
Lisossomo: Atua na digestão intracelular.
Retículo End. Liso: Transporte de substâncias e produção de esteróides.
Retículo End. Rugoso: Transporte de substâncias e síntese de proteínas.
 


Processo de transporte de substâncias

       Podemos dividir em transporte ativo e passivo. A principal característica de diferenciação dos grupos é o envolvimento, ou não do gasto de energia (ATP). O motivo de tal diferença está no sentido em que o transporte se faz. Quando falamos em osmose, processo físico, que nada mais é do que um caso particular de difusão. Devemos entender que este não consome energia, pois se dá no sentido do meio mais concentrado para o menos concentrado.

       Contudo, os processos biológicos tendem a inverter o fluxo, ou seja, as moléculas migram contra o gradiente de concentração, passando de áreas de pequena concentração para áreas de maior concentração.
       Assim, podemos definir os processos que não envolvem o gasto de energia como transporte passivo e aqueles que consomem ATP como transporte ativo. Veja abaixo as características do diversos processos de transporte:        
   Difusão: É um espalhamento de partículas de locais de grande concentração para locais de pequena concentração.
 Osmose: É a difusão de moléculas de água de locais de grande concentração para locais de menor concentração.
 Transporte ativo: É uma modalidade em que a célula investe grande quantidade de energia (ATP) um exemplo é a bomba de sódio e potássio.
 Fagocitose: É o processo pelo qual a célula engloba "come" partículas sólidas. Processo comum aos macrófagos.
 Pinicitose: É o processo pelo qual a célula engloba "bebe" partículas líquidas. Ocorre pelo invaginamento da membrana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Referências

Sites:

http://www.todabiologia.com/citologia/celula_animal.htm

http://www.universitario.com.br/celo/topicos/subtopicos/citologia/celula_unidade_vida/celula.html

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/Celula.php

http://intervox.nce.ufrj.br/~pavesi/curiosidades/corpo.htm



Livros:

BERKALOFF, A. Biologia e fisiologia celular, s/Ed, São Paulo, Edgard Biucher/USP, 1972

NOVIKOFF, A.B - HOLTZMAN, E. Células e estrutura celular,s/ed, Rio de Janeiro, Interamericana, 1977.